Notícias Futebol MS

FFMS completa 37 anos

Entidade foi fundada um ano antes do 1º Campeonato Sul-Mato-Grossense

 

A Federação de Futebol do Mato Grosso do Sul, completa nesta quinta-feira(03), 37 anos de fundação.

Com a divisão do Estado em 1977, a FFMS surgiu no ano seguinte pela necessidade esportiva dos clubes que até então eram filiados à Federação Mato-Grossense.

Um grupo de trabalho deu início a uma série de reuniões sigilosas com a ideia de criar uma instituição, que seria a Federação para Mato Grosso do Sul.

As reuniões eram realizadas, geralmente, em fundos dos quintais de algumas residências. Entre uma reunião e outra, surge à ideia de fazer um Estatuto para a futura Federação.

Em 1977, nasceu o Estado de Mato Grosso do Sul, tendo Campo Grande como sua capital. E com isso, surge também a oportunidade de deslanchar a Federação.

Dentre muitas reuniões, uma realizada na residência do então presidente doComercial decidiu que a assembleia geral de fundação seria em 10 de dezembro.

A expectativa era grande. Já se passavam 40 anos de um trabalho árduo em prol do futebol e do esporte. Mesmo cansados, a esperança se renovava na mente e no coração de cada idealizador da Federação.

Entretanto, após saber de “estranhas” articulações com ligações esportivas locais, resolveu-se antecipar a data da assembleia para 3 de dezembro.

O edital de convocação que circulava nas redações e que foi publicado no dia seguinte causava surpresa tanto para a imprensa quanto para a população.

O problema era saber a legalidade do fato, já que o governo de Mato Grosso do Sul só seria instalado no ano seguinte, em 1979. Dois dias antes da assembleia, um telex ameaça punir as ligas e clubes que participarem do evento.

Foi aí que se decidiu convocar uma nova reunião, desta vez na sede do Operário, onde se confirmou à realização da assembleia.

Chega o grande dia. A sede do Clube Atlético Noroeste, onde foi realizada a assembleia, estava lotada.

Como era esperada, a opinião geral foi favorável, não havia sido feita nenhuma objeção e, após, colher os votos, todos favoráveis, é declarada a fundação da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul.

Marcelo Miranda Soares, que era o prefeito naquela época, estava presente, bem como presidentes das ligas de cidades do interior, representantes da Câmara Municipal, dirigentes de clubes, entre outros.

Um sonho estava sendo realizado e, ao contrário do que parecia, não era o fim de um trabalho, mas a continuação de uma luta que já vinha há quatro décadas. Aí o motivo das lágrimas e da alegria incessante.

Na segunda-feira seguinte, o Jornal Correio do Estado estampava a manchete: Federação foi criada: o futebol liberta-se.

Ao longo da história, mais de 60 clubes já participaram do Campeonato Sul-Mato-Grossense ao longo dos 37 anos.

Atualmente, a FFMS é presidida por Francisco Cezário de Oliveira. Marco Antonio Tavares e Carlos Alberto de Assis são os vices. Jamiro Rodrigues de Oliveira, João Garcia, Iliê Vidal e Romeu de Castro, também são vice-presidentes mas estão licenciados. 

Deixe um comentário