Notícias Futebol MS

Curso de treinador abre perspectivas tática e técnicas

Rodrigo Casca e Robson Mattos estiveram reunidos com 68 cursistas para discutir as possibilidades técnicas e táticas que o futebol moderno apresenta. O CURSO DE FORMAÇÃO DE TREINADORES DE FUTEBOL, que aconteceu neste final de semana em Campo Grande, serviu para apresentar as evoluções que as categorias de base e os profissionais podem aplicar em seus clubes e escolinhas.

“O treinador precisa ter o conhecimento teórico e aí dentro de sua própria verdade descobrir o melhor caminho aplicando dentro de campo essas possibilidades. Pudemos aqui discutir observada uma realidade local, com a didática de mostrar e os alunos aplicarem na hora a sua forma de ver aquela situação de jogo. Acredito que foi muito proveitoso e Mato Grosso do Sul precisa abrir mais oportunidades para esse tipo de discussões”, afirma Casca.

Para Robson Mattos “existem muitas coisas que precisamos evoluir no futebol do Estado, e uma delas é a formatação das categorias de base nos clubes como forma de gerar recursos. Mas os dirigentes ainda acreditam que a base não é investimento e sim gasto. Outra coisa é os técnicos que atuam na modalidade aproveitar momentos como esse, com a presença de um treinador de alto nível como o Rodrigo vir a participar, não existe mais essa mentira que eu conheço tudo da bola. Os gestores municipais precisam levar para as cidades essa nova dinâmica do futebol”.

Foram cursistas presentes de municípios como Campo Grande, Dourados, Dois Irmãos do Buriti, Ponta Porã, Maracaju, Corumbá, Paranhos, São Gabriel do Oeste, Rio Brilhante, Caarapó, Juti, Mundo Novo, Costa Rica, Itaporã, Terenos, Nova Andradina, Três Lagoas, Coxim e Camapuã, ainda do estado de São Paulo, de Jundiaí e do Rio Grande do Sul, de Rio Grande.

Entre os temas apresentados estão:

Montagem do elenco – características do atleta para competição que pretende disputar;

A importância do trabalho técnico;

Sistemas de jogo;

Mudança do sistema de jogo durante a partida (substituições);

Dinâmica de grupo sobre tática;

A preparação física e a periodização tática: metodologias contemporâneas voltadas ao futebol;

Comportamento do treinador perante a arbitragem; Gestão de clube – trabalho a distância.