Notícias Arbitragem

Mulheres buscam a arbitragem de futebol cada vez mais

O Curso de Formação de Árbitros de Futebol está com as inscrições abertas e demonstra a opção das mulheres por essa nova profissão. Dos 40 alunos pré-inscritos, 10 são mulheres, o que demonstra que elas estão ocupando o espaço em um ambiente anteriormente masculino.

Dayane Muniz

Historicamente, Ana Paula foi a primeira assistente (bandeirinha como conhecida) precursora famosa do gênero, seguidas por outras como Nadine, Fernanda Colombo e Neusa Back, todas atuando no Brasileiro da Série A. Em Mato Grosso do Sul, Vanessa de Abreu puxou a fila, e logo em seguida Dayane Muniz se tornou FIFA e hoje atua no Brasileiro da Série A masculino e em todas as competições no feminino.

Ainda enfrentando dificuldades nos estádios, onde a estrutura foi concebida para homens, como banheiro único no vestiário, box dos banheiros sem porta e outras, elas se dedicam e vencem esses pequenos obstáculos.

Vanessa de Abreu

Já no lado masculino outros 30 homens estarão se preparando com as mulheres representando os municípios de Campo Grande, Aquidauana, Anastácio, Bonito, Bodoquena, Itaquiraí, Dourados, Ponta Porã e Cassilândia.

O curso será nos dias 13 a 21 de maio em Campo Grande e as inscrições poderão ser feitas pelo Whatsapp (67) 98140-9480.