Comunicado ACEMS – Normas e Credenciados 2019

Entidade divulga normas e credenciados para o Campeonato Sul-Mato-Grossense 2019

A Associação dos Cronistas Esportivos do Mato Grosso do Sul através do Presidente José Antonio Coca, comunica aos Cronistas Esportivos filiados a entidade sobre as regras de conduta em jogos de futebol profissional da temporada 2019.

Em conformidade com a Lei 12.395/2011 – Art. 90-F, a ACEMS é único órgão competente para credenciar os profissionais que trabalharão nos eventos esportivos.

Para ter acesso a praça esportiva, cada Jornalista/Cronista/Radialista, deverá fazer seu credenciamento junto a Associação conforme divulgado pela entidade em 09 de janeiro de 2019.

Os profissionais credenciados terão livre acesso às praças esportivas respeitando as seguintes normas definidas em reunião entre o Presidente da ACEMS José Antonio Coca e o Presidente da FFMS Francisco Cezário de Oliveira em conformidade com as orientações passadas pela ABRACE.

1. Os Cronistas deverão estar com sua credencial de 2019;
  2. Para trabalharem no “gramado”, os cronistas deverão ter além da credencial, colete de identificação fornecido pela entidade;
  3. Os cronistas que ficarem no “gramado” durante a partida, deverão permanecer atrás da linha de fundo durante todo o jogo;
  4. Poderão ficar no “gramado” cronistas credenciados de emissoras de Rádio, Tv, Sites e Jornais;
  5. Não será permitido que o cronista permaneça no “gramado” durante a realização da partida sem credencial e colete, sendo o mesmo passivo de ser retirado pelo Representante da Federação
  6. É PROIBIDO que os cronistas adentrem ao gramado para realizar entrevistas independe se o jogo é com TV ou não. Os profissionais deverão realizar as mesmas do lado de fora do gramado ou em zona mista quando houver;
  7. Os Assessores de Imprensa dos CLUBES, poderão ficar no gramado durante a realização da partida mas obedecendo as normas dos demais profissionais, com seu credenciamento junto a ACEMS e colete, sendo VEDADO a permanência no banco de reserva do clube ao qual presta serviço;
  8. Os repórteres poderão usar BERMUDA que deverá ser de tamanho abaixo do joelho e das cores JEANS, PRETO, CAQUI OU MARROM; conforme definido em reunião da ABRACE;Não é permitido entrevista de nenhuma emissora de rádio simultaneamente com a emissora detentora dos direitos de transmissão. As emissoras deverão aguardar o encerramento da entrevista para depois ouvirem o mesmo Atleta/Técnico/Dirigente;
  9. É de responsabilidade dos CLUBES, identificar e solicitar credencial do Cronista e quando julgar necessário, realizar credenciamento do VEÍCULO de comunicação;
  10. Não é de responsabilidade da ACEMS, qualquer pessoa sem credencial usando colete similar ao da entidade no campo de jogo;

Os profissionais que ainda estão sem identificação de 2019 ou colete, poderão usar o do ano anterior até a 2ª rodada desde que já tenham enviado a solicitação para o credenciamento.

Segue abaixo a lista de Cronistas credenciados junto a ACEMS em 2019 para a 1ª Rodada, credenciamento este encerrado.

Além destes, os Sites, Jornais e TV terão 3(TRÊS) credenciamentos funcionais sem identificação do Cronista mas com o nome do Veículo pois os mesmos trabalham na forma de escala e deverão além de apresentar a identificação, estarem com colete para o acesso ao gramado.

Quem ainda quiser solicitar credenciamento para as rodadas seguintes, deverá procurar a ACEMS para realizar até o dia 24 de janeiro de 2019.

Anderson Ramos

Nyelder Rodrigues

Antonio Rocha

Cleber Alves