Notícias Futebol MS

Conselhos técnicos da Série B e Sub-17 definem participantes e seus respectivos sistemas de disputa

No período da manhã, foi realizada a reunião do conselho técnico da Série B

A FFMS realizou hoje (29) as reuniões dos conselhos técnicos das próximas duas competições a serem realizadas pela entidade. Como estava previsto, no período da manhã, às 10h, reuniram-se organizadores (dirigentes da FFMS) e representantes dos clubes que confirmaram participação no Campeonato Sul-mato-grossense de Futebol Profissional – Série B 2022, que vai valer a disputa pelas duas vagas de acesso à Séria A do ano que vem. Mais tarde, às 14h, foi realizada reunião arbitral do Campeonato Sul-mato-grossense de Futebol Amador Sub-17 2022, que por sua vez, vai valer uma vaga para a Copa do Brasil da categoria. Tanto uma reunião quanto outra foram dirigidas pelo presidente da FFMS, Francisco Cezário de Oliveira e três de seus atuais vice-presidentes: Marco Antônio Tavares (que conduziu os trabalhos técnicos), Jamiro Rodrigues de Oliveira e Américo Ferreira.

Contando com algumas novidades, como o Comercial EC, de Três Lagoas, que disputou uma única edição de uma competição profissional, na década de 1990, a Série B terá a participação de 6 clubes para disputarem as 2 vagas da Série A 2023 jogando todas entre si, a partir do dia 9 de outubro. Além do Comercial de Três Lagoas, confirmaram participação: Ivinhema FC (que também retorna depois alguns anos fora de cena, após inclusive ter sido campeão da Série A), Novo FC, Operário AC (que também retorna ao cenário profissional, agora com endereço em Caarapó) e o estreante Náutico FC (da capital). Corumbaense FC, AA Moreninhas (da capital) e URSO (de Mundo Novo), que também eram esperados, acabaram não confirmando participação.

SUB-17 PRIMEIRO

Arbitral do Campeonato Sub-17 foi realizada no período da tarde

Das duas competições, a que tem programação para começar primeiro é a do Su-17. As disputass desta competição estão previstas para ter início no próximo dia 27, com a participação de 23 clubes, muitos deles estreando na FFMS. De acordo com o que ficou definido, elas jogarão entre si, dentro de seus respectivos grupos, nos quais ficaram divididas de forma regionalizada.

A divisão aí ficou da seguinte forma: Grupo A – G Santo Antônio, Novo FC, D9 FC e Operário FC (todos da capital); Grupo B – AA Seduc (Anastácio), Corumbaense FC e Seinter (Dois Imrãos do Buriti); Costa Rica EC e CA São Gabriel; Grupo D – Náutico FC, Vitória FC, MS Fênix (todos de Campo Grande) e Três Lagoas SC; Grupo E – EC Águia Negra (Rio Brilhante), Maracaju AC, Instituto AEFA (Dourados) e CEART (Dourados); Grupo F – Operário AC (Caarapó), Ubiratan EC (Dourados), SE Ponta Porã, Ponta Porã SE e URSO (Mundo Novo).

Neste competição, cujas primeira fase também será disputada em turno único, as 2 melhores equipes de cada chave de 3 e as 3 melhores das demais chaves (de 4 e 5 times) passam para as próxima fase, as oitavas de final, a partir de quando, as disputass passam a ser eliminatórias (mata-mata), em jogos de ida e volta e em caso de empate na soma dos resultados dos dois jogos de cada confronto, a decisão vai para a disputa de pênaltis.