O Presidente da Federação de Futebol do Mato Grosso do Sul Francisco Cezário de Oliveira, recebeu na Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul na noite deste terça-feira(01), o título de cidadão sul-mato-grossense.

A indicação foi feita pelo Deputado Estadual Jamílson Name e entregue pelo Deputado Estadual Herculano Borges.

Nascido no sertão pernambucano, em Ouricuri, no dia 04 de junho de 1946, onde viveu até os nove anos de idade passando a conviver com as dificuldades do interior, o que levou seus pais, o escrivão Cezário Mariano de Oliveira e a cabocla Roza Maria de Oliveira, a transferirem-se m 1955, com seus filhos, todos ainda pequenos, para o oásis sonhado, São Paulo.

Vindo menino, Chiquinho (como era chamado), aprendeu a amar e defender os costumes e amigos japoneses de Bastos-SP, de onde saiu já moço para prestar o serviço militar, no REC MEC, em Campo Grande-MS, passando a estudar no Colégio Dom Bosco onde concluiu os cursos de segundo grau e posteriormente, o de Bacharel em Direito.

Nesse Período já atraído e praticante de esporte, com destaque no beisebol e judô, em Bastos, Cezário dedicou-se ao futebol vindo atuar gloriosamente nos clubes do E.C. Taveirópolis, Bordon F. Clube, Cruzeiro e atingindo o auge da carreira de jogador, no Operário Futebol Clube, que o tornou um atleta disciplinado e conhecido no Estado representando a Força Jovem, na Seleção Matogrossense.

Paralelamente, Cezário, dedicou-se como técnico de futebol, no Dom Bosco, onde conheceu a alegria de ver coroado campeão, o time juvenil por cinco anos consecutivos.

Conhecido pelo seu entusiasmo, Cezário também foi lançado na política estadual pelo destacado pecuarista e político Italívio Coelho, como vereador.
Concluindo em 1973 o curso superior, iniciou sua carreira de Advogado em Rio Negro, que perdeu campo ante o desejo de correr nas quadras com os jovens, despertando o professor de Educação Física, recém-formado pela Universidade Federal de Mato Grosso, dedicando-se a Escola Estadual de Rio Negro, onde com outros professores fundou as Escolas Técnicas de Contabilidade e Magistério.

Desde então, formou-se em Pedagogia e Pós-Graduação em magistério e adentrou à política que o levou a Prefeitura, com a vitória que legou à Rio Negro benfeitorias, não só na Educação mas Comunicação (televisão e telefones) e Saúde, implantando toda a infra-estrutura na cidade e adquirindo maquinários, beneficiando a região.

Foi o grande responsável pela revolução educacional que o aproximou ainda mais dos jovens de Rio Negro, onde a humildade e o afeto dos amigos reforçaram a decisão de permanecer na luta política.

Consta em sua carreira, o mandato de Prefeito Municipal de Rio Negro/MS nos períodos de 1977 à 1983 e 2001 à 2004, mantendo até hoje o gratificante reconhecimento da população como melhor Prefeito de todos os tempos, cargos de Assessor Jurídico, na Assembléia Legislativa e Secretário-Adjunto de Estado na

Secretaria de Desporto e Lazer (aposentado) e atualmente, Presidente da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul por 04 (quatro) mandatos, sendo um alternativo e três consecutivos o que contribui para ser o grande responsável pela criação da Série B do Futebol Profissional e idealizador de Campeonatos Inter-Ligas, Interiorizando o Futebol em todas suas categorias.

Diante das perspectivas políticas, Cezário optou pelo caminho que atinja os anseios e ideais jovens para com o mesmo entusiasmo que norteou sua vida, identificar-se com os amigos e irmãos, dirigentes de associações (clubes) Profissional/Amador e Ligas Municipais, na luta para que a justiça não seja um insulto à nossa dignidade de homens livres.

No futebol

Trabalhando há 30 anos pelo futebol, hoje é Presidente da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul exercendo seu 6° mandato, sendo o 1° como Vice-Presidente e cinco como Presidente, sendo o 4° consecutivo, o que contribui para ser o grande responsável pela criação da Série B do Futebol Profissional e idealizador de Campeonatos Amador e Feminino, interiorizando o Futebol em todas suas categorias e que pretende fazer muito mais pelo esporte e contribuir para a história do futebol em nossa região.


Mais Notícias...

Apoio

banertopper

 banner2 funde

Sub 15

15-10-2019 15:00
 
Operário AC - URSO

Resultados Sub 15

05-10-2019 17:00
 
Águia Negra 4 : 0 Maracajú
05-10-2019 15:00
 
Aquidauanense 1 : 2 Chapadão
 
Naviraí 2 : 1 Operário AC
03-10-2019 19:00
 
Maracajú 0 : 5 Naviraí
02-10-2019 15:00
 
Novo 1 : 3 Náutico
29-09-2019 15:00
 
SE Pontaporanense 1 : 1 Águia Negra